APOSTILAS CONCEITOS

UM ANO APÓS A INAUGURAÇÃO, CASAS DO PAC DESPENCAM EM GOVERNADOR VALADARES.

13/04/2011 15:04

Por João Carlos

Segundo Relatórios do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil e da prefeitura, das 96 moradias inauguradas em fevereiro de 2010 para abrigar moradores do Bairro Altinópolis, 14 estão ameaçadas pela erosão. Para evitar invasões, parte das residências interditadas foram demolidas. Oito famílias já foram removidas, mas encontram a resistência de mais seis famílias moradoras das casas condenadas, em deixar o conjunto habitacional do Bairro Palmeiras.

O conjunto habitacional foi construído dentro do programa "Minha casa Minha vida" pelo governo federal em parceria com a prefeitura, para retirar famílias de uma área de risco erguido em um terreno também condenado. O morro onde o conjunto Palmeiras foi construído tem três pontos de erosão, o mais grave está para a BR-116 e, segundo a prefeitura, a contenção do terreno depende de obras do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (Dnit). Entre as casas parcialmente demolidas para evitar invasões, está a casa modelo inaugurada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em fevereiro de 2010, quando esteve na cidade com Dilma Rousseff, ainda ministra da Casa Civil.

Uma ex-moradora do conjunto beneficiada pelo programa de auxílio-aluguel, transferida pela prefeitura para um bairro próximo , relata que recebe apenas R$ 300 e com atraso.

As residências com dois quartos, sala, banheiro e cozinha estão servindo de depósito de lixo, oriundo de um lixão, próximo ao conjunto. O depósito será desativado segundo a prefeitura.

A indicação do terreno para construção foi baseada em laudos de engenheiros da prefeitura, sendo fiscalizada e aprovada pelo BNDES. A erosão do terreno é atribuída às obras de duplicação da rodovia Rio-Bahia.

Voltar

Pesquisar no site

© 2010 Todos os direitos reservados.