APOSTILAS CONCEITOS

"OS LIVRO" DO MEC INCITA PRECONCEITO LINGUÍSTICO

02/06/2011 00:31

Os governistas utilizam-se da gramática para incitar um movimento social. Em determinado trecho do livro intitulado “Por uma vida melhor”, o preconceito atribuído aos que pronunciam e escrevem “os livro” e “nós vai”, em virtude da baixa escolaridade, parte daqueles que tem uma formação melhor. É pura hipocrisia. O verdadeiro motivo que leva muitos brasileiros a investirem em educação de qualidade para os filhos, e comprometerem boa parte do seus tão suados salários com escolas particulares, é devido a má qualidade do ensino e a falta de segurança nas escolas públicas.

Trecho do livro intitulado “Por uma vida melhor”:

A classe dominante utiliza a norma culta principalmente por ter maior acesso à escolaridade e por seu uso ser um sinal de prestígio. Nesse sentido, é comum que se atribua um preconceito social em relação à variante popular, usada pela maioria dos brasileiros.

Esse preconceito não é de razão linguística, mas social. Por isso, um falante deve dominar as diversas variantes porque cada uma tem seu lugar na comunicação cotidiana.

Falar corretamente agora é só para ricos, os pobres então estarão fadados à ignorância. Escrever e falar errado não é exclusividade dos mais pobres. Se a maioria dos brasileiros, não fala e escreve corretamente o português, é porque o ensino público formou e continua formando analfabetos funcionais. Utilizar-se da gramática para dividir classes sociais, em nada contribui para a educação. É o retrocesso.

 

 

 

 

Voltar

Pesquisar no site

© 2010 Todos os direitos reservados.