APOSTILAS CONCEITOS

HISTÓRIAS SEMELHANTES OU MERAS COINCIDÊNCIAS?

09/02/2014 11:54

1806 - O Império Francês, sob o comando de Napoleão Bonaparte, domina quase toda a Europa Oriental e parte da Europa Ocidental, apenas a Inglaterra rivalizava-se com a França. Para isolar a Inglaterra, Napoleão decide em 21 de novembro, bloquear o comércio dos países sob seu domínio (Bloqueio Continental ). As sanções à Inglaterra impostas por Napoleão compreendiam, do escoamento da produção manufaturada para o novo mundo ao acesso a matéria-prima das Américas, gerando a revolta de inúmeros países sob o seu domínio.

1807  - Portugal, tradicional aliado da Inglaterra, recusa-se a participar do Bloqueio Continental  e, viu-se diante de uma iminente invasão por tropas francesas e espanholas, forçando a D.João VI fugir com a família Imperial  para o Brasil em 12 de agosto. 

1812 - O Imperador da Rússia Alexandre I, rompe com o "Bloqueio Continental ", culminando com o fim da aliança franco-russa.  Em 7 de setembro, Napoleão conquista Boscovo, derrotando os russos na Batalha de Borodino. Em 14 de setembro, o exército de Napoleão ocupa Moscou já arrasada e incendiada pelos próprios russos. Devido ao rigoroso inverno e, sem provisões, o exército de Napoleão põe-se em retirada. Durante o retorno, o exército francês já debilitado, enfrenta o rigoroso inverno e os constantes ataques do exército russo pela sua retaguarda. Com a destruição da ponte sobre o rio Berezina pelo exército russo, os soldados franceses viram-se encurralados, perdendo cerca de 40 mil de soldados ao longo do percurso. As baixas não foram maiores, graças a construção de uma ponte improvisada construída pelo corpo de engenharia. 

1813 - Em maio, o exército formado por soldados Ingleses e Portugueses, libertam a Espanha dominada pela França, nas batalhas de Vitória e Pirineus. Em10 de abril, o exército anglo-português atravessa a França (Batalhas de Nivele, Nive e Toulose). Em 19 de outubro, na cidade alemã de Leipzig, o exército de Napoleão é derrotado pelos exércitos do Império da Rússia, do Reino da Prússia, do Império da Áustria, Suécia e, do Reino da Saxônia na "Batalha das Nações" ou "Batalha de Leipzig''.

1814 - Em março, os exércitos russo, austríaco e prussiano, invadem o norte da França e ocupam Paris. Napoleão parte para o exílio na Ilha de Elba.

1815 - Em Março, Napoleão escapa da ilha de Elba, e regressa para o sul da França (Golfe-Juan na Côte d'Azur). Com a fuga do Rei francês Luis XVIII, Napoleão assume o poder e constitui um novo exército ("Governo dos 100 Dias" - de 1 março a 18 de junho).  Em 18 de junho, a França é derrotada pelos exércitos anglo-prussianos na decisiva batalha de Waterloo(Bélgica). As batalhas napoleônicas chegam ao fim, e Napoleão sofre o segundo exílio na ilha de Santa Helena até a sua morte em1821.

1882 - Forma-se a Tríplice Aliança (Itália, Império Áustria-Hungria e Alemanha).

1884 - Em Berlim (Alemanha), dirigentes  da Alemanha, Inglaterra, França, Itália, Bélgica, França, Holanda, Dinamarca, E.U.A., Suécia, Império da Áustria-Hungria, e Imperio Otomano, reunem-se para partilhar o continente Africano.

1895- Em 17 de abril,  é assinado o tratado de Shimonoseki que pôs fim à primeira guerra sino-japonesa (1894-1895) a favor do Japão, vencedor do confronto. Neste tratado, a China reconhecia a independência da Coreia e renunciava a qualquer reivindicação territorial sobre esse país que, na prática, ficava sob influência japonesa. A China também cedeu ao Japão a península de Liaodong - que mais tarde seria forçado a cede-la para a Rússia. O Japão também ficaria com Jiaozhou, no extremo sul da província de Liaoning, bem como a ilha de Taiwan e o arquipélago das Ilhas Pescadores. Além das perdas territoriais, a China comprometia-se a  pagar ao Japão 200 milhões de taéis (o equivalente a 150 milhões de dólares naquela época) e, a liberar os seus portos e rios ao comércio internacional.  

1907 - Forma-se a Tríplice Entente ( França, Rússia e Reino Unido).

1912 - Temendo uma possível invasão austro-húngara, a Sérvia e a Bulgária formam uma aliança contra o Império Áustria-Hungria e, cria a organização entitulada Ujedinjenje ili smrt ("Unificação ou Morte"), conhecida também como "Mão Negra", formada por ultranacionalistas e simpatizantes do pan-esvalismo liderados pelo Império Russo, na qual, pregava a união de todos os povos eslavos da Europa Central e do Império austro-húngaro, com o objetivo de tramar e executar o assassinato do herdeiro ao trono da Áustria-Hungria, o Arquiduque Francisco Fernando.

1914 - No dia 28 do mês de junho, é assassinado em visita a Saravejo (Bósnia), o Arquiduque Francisco Fernando (herdeiro do trono da Áustria-Hungria), pelo estudante iugoslavo Gravilo Princip, contrário a influência austro-húngara nas regiões dos Balcãs(região da Bósnia e da Herzegovinia anexada ao Império Áustria-Hungria em 1908). Em 23 de Julho, a Áustria apoioada pela Alemanha, envia para o Reino da Sérvia o "Ultimato Habsburgo" ou "Ultimato de Julho" , contendo uma lista de exigências consideradas como inaceitáveis pelo Ministro das Relações Exteriores da Inglaterra Edward Grey. Em 28 de julho, dá-se início a primeira guerra mundial com a invasão austro-húngara à Sérvia. A Rússia mobiliza suas tropas em defesa da Sérvia e recebe o ultimato da Alemanha para desmobilizar-se. Em 1º de agosto, a Alemanha declara guerra à Rússia, três dias depois declara guerra à França, logo em seguida a Alemanha invade a Bélgica, o Luxemburgo e a França. A Inglaterra declara guerra à Alemanha em 4 de agosto.  O Império Japonês envia um ultimato para a Alemanha solicitando a retirada de suas tropas de Jiaozhou(nordeste da China). A Alemanha nega-se a retirar-se de Jiaozhou. Em 23 de agosto, o Japão entra na primeira guerra mundial do lado dos aliados, ocupando as posses alemãs nas ilhas Carolinas e Marianas.

1915 - Os alemães passam a utilizar o gás tóxico, logo depois, ambos os lados utlizariam a mesma estratégia. Em 26 de abril, a Itália entra na guerra contra a Alemanha e a Áustria na condição de partilhar com a Inglaterra as colônias alemãs na África, receber vantagens territoriais na Ásia Menor e, uma posição dominante no Adriático. Em 25 de maio, o Japão apresenta as Veintiuna Demandas ao governo Chinês, obrigando a China não alugar ou ceder qualquer território em frente a Taiwan a nenhum país exceto o Japão.

1916 - Em 9 de março, a Alemanha declara guerra à Portugal, embora estivesse atuando na guerra desde 1914 em defesa de suas colônias na África (Angola e Moçambique).

1917 - O exército russo na frente oriental, luta com sucesso contra as forças austro-húngaras, mas forçado pelo exército alemão a recuar da Prússia Oriental e da Polônia. Em março, o Império Russo entra em colapso, deixando a guerra após a revolução de outubro. A Alemanha declara a sua intenção de bloquear as ilhas Britânicas e a França.  Em 5 de Abril, próximo ao litoral francês, o vapor Paraná da Marinha Mercante do Brasil, carregado de café, é atacado por um submarino alemão. A  derrota da "Tríplice Entente"  arriscaria os investimentos dos EUA nesses países. Em 06 de abril, os E.U.A. declaram guerra à Alemanha Imperialista, marcando a entrada dos E.U.A. na primeira guerra mundial . Em 20 de maio, também em águas francesas, o navio brasileiro Tijuca é torpedeado por alemães. Em 1 de junho, o Brasil declara guerra à "Tríplice Aliança", no entanto, soldados brasileiros não foram enviados para os campos de guerra na Europa. O Brasil participou da primeira guerra, enviando medicamentos e equipes de assistência médica para ajudar os feridos de guerra dos países da Tríplice Entente e aliados, como também,  patrulhando o Oceano Atlântico utilizando navios de guerra.

1918 - Em 3 de março, a República Socialista Federativa Soviética da Rússia desiste da guerra contra as Potências Centrais, e assina um tratado de paz (Tratado de Brest-Litovsk) em separado com o Império Alemão, Império Austro-Húngaro, Império Otomano e Bulgária, cedendo parte dos seus recursos e os territórios da Finlândia, Estônia, Letônia, Lituânia, Polônia, Bielorrússia ,Ucrânia, os distritos turcos de Ardaham e Kars, e o distrito georgiano de Batumi. Em 14 de agosto, termina a primeira guerra mundial com a  Alemanha Imperialista derrotada. Em 11 de novembro, a Alemanha assina o armistício, colocando-se em situação bastante desvantajosa. A Alemanha Imperialista após a sua derrota, perdeu todas as suas colônias; foi proibida de expandir suas forças armadas e; ficou sem a maior parte dos seus aviões e navios, além de pagar 132 bilhões de marcos-ouro, pensões a aposentados, mutilados, orfãos e viúvas, a título de indenização pelos prejuízos causados aos vencedores da guerra, mergulhando em uma crise jamais vista em toda a história Alemã.

1919 - Em 28 de Junho, a Alemanha assina o Tratado de Versalhes, perdendo partes do seu território, dentre eles: (parte leste da Alta Silésia com 3314Km², região de Soldau com 492km², e pequenas partes de Varmias e Masúria) para a Polônia. No artigo 156 do "Tratado de Versalhes", a República da China perde as concessões de Shandong para o Japão, causando grande indignação dos chineses, o que levou ao Movimento de Quatro de Maio e o não reconhecimento ao"Tratado de Versalhes" . 

1921 - Em setembro, a China assina em separado com a Alemanha, a declaração do fim da primeira guerra mundial.

1931 - A Alemanha incorporou a região do Sarre e ocupou militarmente a região da Renânia, a Itália invade a região da Abissínia (Etiópia), e o Japão ocupa a Manchúria(China).

1933 - Com a ascenção do Nazismo, e o poder nas mãos de Hitler, a Alemanha expande as suas forças armadas, ignorando o Tratado de Versalhes.

1936 -  Em 25 de outubro, a Itália Fascista, em virtude dos fortes ressentimentos com a França e a Inglaterra por não ter sido compensada com os territórios prometidos pela sua participação na primeira guerra mundial, assina um acordo de amizade (Constituição do Eixo Berlim-Roma), com a Alemanha Nazista. O Japão assina em 25 de novembro, o tratado Anti-Comintern (Anti-Internacional Comunista) com a Alemanha Nazista contra a União Soviética e o movimento comunista internacional, acabando com as hostilidades da primeira guerra mundial declarando interesses comuns. 

1937 - Em 8 de julho, trava-se a segunda guerra sino-japonesa. O Japão inicia sua campanha expansionista ocupando boa parte da China, Coreia e, outras ilhas da região. Em 13 de dezembro, Nanquin(China) sucumbe ao ataque japonês. A Invasão ficou marcada como "Massacre de Nanquin" ou "Estupro de Nanquin", em virtude do exército japonês ter cometido inúmeras atrocidades até o início de fevereiro de 1938, promovendo estupros, saques, incêndios criminosos e execuções sumárias de presos militares e civis chineses.

1938 - Em 12 de março, a Áustria é invadida pelo exército alemão e, um dia depois, é considerada uma província do Reich, sendo anexada à Alemanha Nazista em10 de abril, em seguida, a Alemanha Nazista reivindicou a integração das minorias germânicas que habitavam os Sudetos (região montanhosa da Tchecoslováquia). A Tchecoslováquia não concorda e, uma conferência internacional é convocada em Munique. Em 4 de junho, é realizada na França, a terceira edição da Copa do Mundo, cujo idealizador da competição e fundador da FIFA foi o francês Jules Rimet. Dos 36 países que disputaram as vagas, só 16 participaram do torneio. Com a Áustria anexada à Alemanha Nazista, alguns craques austríacos foram cedidos para o time alemão. O craque austríaco e judeu Mathias Sindelar se recusou a defender um país anti-semita, suicidando-se após a copa do mundo. A Squadra Azurra mudou seu uniforme para preto - cor oficial do fascismo, o que lhe rendeu muitas vaias durante a Copa do Mundo. A seleção italiana venceu todos os 4 jogos da competição:  na primeira fase derrotou a Noruega por 2x1, depois o Brasil por 2x1 na semi-final, eliminou os donos da casa por 3x1 nas quartas de final , e na final venceu a Hungria por 4x2, conquistando o Bi-Campeonato Mundial em 16 de Junho no estádio Olyimpique de Colombe(Paris). Os destaques da seleção italiana foram: Meazza, Ferrari e Fiola. A Argentina, Colômbia, El Salvador, Costa-Rica, Guiana Holandesa, México e, Uruguai, boicotaram a copa, em virtude da Europa ter ignorado o rodízio dos continentes para eleger o país sede da Copa do Mundo. Em 29 de julho, os japoneses invadem a Mongólia (Rússia) e, são derrotados  pelo exército soviético na Batalha do Lago Khasan. Em 30 de setembro, na conferência de Munique, italianos, ingleses e franceses, seguindo a política de apaziguamento, cederam à vontade de Hitler, concordando com a anexação dos Sudetos (região montanhosa da Tchecoslováquia) à Alemanha Nazista. 

1939 - Em 15 de março, a Alemanha Nazista invade e ocupa a Tchecoslováquia. Em 2 de agosto, Einstein escreve uma carta para o presidente americano Roosevelt: “Me consta que a Alemanha suspendeu atualmente a venda de urânio extraído nas minas da Tchecoslováquia ocupada...” , um alerta de Einstein ao presidente Roosevelt quanto a intenção de Hitler em utilizar o urânio como matéria-prima para a construção de armas nucleares. A liga das nações (E.U.A., Reinio Unido, Austrália e Países Baixos) desaprovam a ambição expansionista do Japão. Os E.U.A. decidem terminar o contrato comercial com o Japão, embargando a exportação de metais e gasolina, fechando o canal do Panamá para os navios comerciais japoneses. Em 23 de agosto, foi assinado em Moscou, o "Pacto Molotov-Ribbentrop" ( Pacto de não Agressão) pelos Ministros dos Exteriores: o alemão Joachim Von Ribbentrop  e o soviético Vyacheslav Molotov. O Japão continua a sua invasão à China, e a Alemanha Nazista invade a Polônia (1 de setembro) em resposta a não devolução do porto alemão de Dantzing para o seu livre acesso à Prússia Oriental  através da Polônia (Corredor Polonês), e aos maus tratos e assassinatos de alemães no ex-território alemão anexado à Polônia após o "Tratado de Versalhes". No dia 3 de setembro, a Inglaterra e a França declaram guerra à Alemanha Nazista, dando início a segunda guerra mundial. Em 17 de setembro, a Rússia(Exército Vermelho) invade o leste da Polônia para ocupar territórios considerados como zonas de sua influência, sacramentando assim, a derrota polonesa. Os soviéticos não honravam os termos da rendição, frequentemente prometiam aos soldados poloneses liberdade e, em seguida, prendiam-nos assim que estes lhes entregavam as armas. Em 24 de setembro, os soviéticos mataram quarenta e dois funcionários e pacientes de um hospital militar polonês na aldeia de Grabowiec, perto de Zamosc. Cerca de 300 soldados poloneses e todos os seus oficiais, foram executados pelo exército soviético, após as Batalhas de Grodno (22 de setembro) e Szack (28 de setembro), respectivamente.

1940 - Em virtude do bloqueio aliado, a Alemanha Nazista entra em um acordo no mês de Fevereiro com Stalin (União Soviética), cujos termos favoreciam os soviéticos com equipamento militar e industrial alemão em troca de fornecimento de matérias-primas para a Alemanha. Em 5 de março, Stalin manda executar 20.000 militares e civis poloneses, acusados de espionagem e subversão pela polícia secreta soviética. Em 22 de abril , o exército alemão ocupa Paris(França). Em 22 de junho, diante de Hitler, o General francês Charles Huntziger, assina o Armistício em nome da França, na floresta de Compiégne, no mesmo local  e no próprio vagão ferroviário (Dt 'Wagen von Compiégne) em que a Alemanha Imperialista assinou o Armistício em 1918.  Em 28 de junho, a União Soviética obriga a Romênia a ceder a província oriental da Bessarábia e metade da região norte da Bucovina para a Ucrânia. Entre 14  e 18 de julho, a União Soviética ocupa os países bálticos, anexando-os como Repúblicas Soviéticas entre 3 e 6 de agosto.  Em 13 de setembro, a Itália Fascista invade o Egito(colônia britânica). Em 27 de setembro, o Japão assina o Pacto Tripartite com a Alemanha Nazista e a Itália Fascista, para formar os poderes do eixo. O Japão ignora o ultimato dos E.U.A. e avança para o norte da Indochina(Vietnã, Laos e Camboja). Em resposta à ambição expansionista do Japão, os E.U.A. decidem cortar a exportação de petróleo e congelar todos os bens japoneses. Em 28 de outubro, a Itália Fascista ocupa a Grécia, que por sua vez recupera o território perdido em 14 de novembro. Em novembro, a Hungria, Eslováquia e a Romênia, aliam-se aos países do Eixo.

1941 - Em 10 de janeiro, as forças gregas continuam a avançar, empurrando os italianos para o território albanês. No dia primeiro do mês de março, a Bulgária une-se aos países do Eixo. Em 10 de março, a Alemanha Nazista e a Bulgária invadem a Grécia, ocupando-a no início de junho. No dia 10 do mês de abril, o grupo terrorista Ustasa, proclama o Estado Independente da Croácia, incluindo a província da Bósina-Herzegovina, logo reconhecido pela Alemanha Nazista e a Itália Fascista. A Alemanha Nazista, Itália, Hungria e Bulgária, ocupam a Iugoslávia no dia 17 do mês de abril. De 22 de junho a novembro, a Alemanha Nazista põe em prática a "Operação Barbarossa" com a recém-aliada Finlândia e os poderes do Eixo, exceto a Bulgária e o Japão, invadindo a União Soviética, dos países Bálticos a Rostov. Determinadas atitudes do líder soviético Stalin, a partir de 1933, motivaram a invasão alemã, quando ordenou a execução de 2 milhões de cidadãos e oficiais soviéticos competentes contrários ao regime, conhecida como o "Grande Expurgo" (1937). Em 3 de jullho, Stalin pede aos cidadãos soviéticos (O discurso de "terra arrasada") para que, antes de abandonarem as cidades, destruam ou queimem suas casas e plantações, para privar o exército alemão de seus recursos e, a não ter nenhuma complacência com os alemães. As aldeias da Ucrânia, Lituânia, Letônia e Estônia, antes estados independentes pró-nazistas anexados por Stalin à União Soviética em 1940, receberam os alemães como libertadores. No dia 6 de dezembro, o exército soviético expulsa o exército alemão dos subúrbios de Moscou. Em 7  de dezembro, a Marinha Imperial Japonesa ataca de surpresa a base americana de Pearl Harbor na ilha de Oahu, Havaí. Em 8 de dezembro, o exército imperial japonês  desembarca nas Filipinas, na Indochina Francesa(Laos, Vietnã e Camboja) e, na colônia britânica de Cingapura, ocupando todos os territórios em abril de 1942. Em11 de dezembro, a Alemanha Nazista declara guerra aos E.U.A. O ataque a base naval de Pearl Harbor e a declaração de guerra da Alemanha Nazista, marcaram a entrada dos E.U.A. nas guerras do Pacífico contra o Império Japonês, e da Europa contra a Alemanha Nazista. De 1939 a 1942, os poderes do eixo (Alemanha Nazista, Itália Fascista e Império do Japão), alcançavam sucessivas vitórias. A Alemanha Nazista, destruiu parte da Inglaterra e conquistou: o norte da França, Dinamarca, Iugoslávia, Polônia, Bélgica, Holanda, Noruega, territórios no norte da África e, todas as repúblicas da Rússia com excessão de Moscou. O Japão Imperial anexou a Manchúria aos territórios ocupados. Já a Itália Fascista, somou a Albânia e territórios da Líbia, aos territórios já ocupados.

1942 - Em 28 de janeiro, o Brasil rompe relações com o Pacto Tripartido (Alemanha, Itália e Japão), o que colocou o Brasil, segundo as palavras do Embaixador alemão Pruefer, “em estado de guerra latente” com o Eixo. Submarinos alemães e italianos passam a atacar navios brasileiros ao largo da costa americana e no Caribe , os primeiros foram: o Cabedelo, que desaparece depois de partir dos Estados Unidos da América em 14 de fevereiro; o Buarque e o Olinda, em 14 e 18 de fevereiro, respectivamente; o Parnaíba, em 01 março; o Arabutan, em 07 de março e; o Cairú, em 08 de março . O primeiro ataque de submarino efetuado na costa brasileira, foi ao Comandante Lira em 25 de fevereiro, realizado pelo submarino italiano Barbarigo que, no entanto, não o conseguiu afundar. Em 19 de agosto, o exército alemão avança para dominar Moscou, conquistando nove décimos de Stalingrado. Devido aos ataques alemães e italianos direcionados à navios da Marinha Mercante do Brasil, em 22 de agosto, o Brasil declara guerra à Alemanha Nazista e à Itália Fascista. Um ano mais tarde, os ataques aos navios brasileiros se intensificaram para evitar que matérias- primas chegassem às forças aliadas. Ao longo da Segunda-Guerra Mundial, 34 navios brasileiros foram afundados(a corveta Vital de Oliveira, o pesqueiro Shangri-lá e, 32 navios mercantes), causando 1081 mortes. Em novembro, a União Soviética inicia a retomada de Stalingrado.

1943 Em 2 de fevereiro, o exército alemão, sob o comando do Marechal de Campo Friedrich Paulus, é aniquilado na Batalha de Stalingrado. As tropas alemãs já desgastadas, em virtude do clima adverso da Rússia, rendem-se ao exército soviético. Metade dos 91.000 prisioneiros alemães capturados em Stalingrado morreu durante a marcha para campos de prisioneiros da Sibéria, outra parte morreu em cativeiro, devido às condições extremas de sobrevivência e, apenas 6.000 militares alemães voltariam para os seus familiares. Em  6 de fevereiro, o Brasil adere aos princípios comuns da política estabelecida na "Carta do Atlânico" assinada em 14 de agosto de 1941 pelo presidente americano Franklin Roosevelt e o Primeiro Ministro britânico Winston Churchill, a bordo do navio HMS Prince of Wales. No dia 13 de maio, as Forças do Eixo na Tunísia se rendem aos aliados, encerrando a campanha do norte da África. Em 10 de julho, as tropas americanas e inglesas desembarcam na Sicília. No dia 25 de julho, o Conselho Fascista depõe Benito Mussolini, e um novo governo é instituído com a permissão do Marechal  italiano Pedro Badoglio. Em 8 de setembro, a Itália Fascista rende-se incondicionalmente às forças aliadas. A Alemanha Nazista imediatemente ocupa Roma e o norte da Itália. Em 12 de setembro, a tropa de elite alemã, resgata Benito Mussolini da prisão na Ilha de Gran Sasso(região de Abruzos-Itália Central), para devolvê-lo inultilmente ao poder.  Em 27 de novembro, os EUA, Reino Unido e a República da China através da declaração do Cairo, reindivicavam à China todos os territórios que o Japão conquistou. 

1944 - Em 6 de junho, 175 mil soldados americanos, ingleses e canadenses, desembarcam nas praias da Normandia ("Dia D") para libertar a França da ocupação Nazista. A operação ficou conhecida também como "Operação Overlord" e "Operação Netuno". Em 13 de junho, a Alemanha Nazista passou a lançar em território inglês as V1, aviões bombas de propulsão a jato não tripulados e, logo depois, desenvolveu o foguete V2, que possuia um alto grau de sofisticação e destruição. Os Foguetes V2  eram lançados a partir de estações móveis contra Londres, alcançando voos espaciais suborbitários a velocidade de 4000km/h. Cerca de 3000 foram lançados, matando mais de 7000 civis e militares. Em 30 de junho, dois anos após a declaração de Guerra do Brasil à Alemanha Nazista e à Itália Facista, as Forças Expedicionárias Brasileiras seguiram para os campos de guerra na Itália. O atraso no envio das tropas brasileiras para o combate, foi pela falta de infraestrutura industrial, médico e educacional  para a sustentação material  e humana ao esforço de guerra exigido em um conflito armado. Dos 100.000 brasileiros convocados, só 25.000 foram aptos à participarem do combate . Mesmo com todas as dificuldades, os combatentes brasileiros treinados e equipados pelos norte-americanos, cumpriram com as principais missões designadas com 551 baixas. Os militares brasileiros ajudaram na tomada de Monte Castelo, Turim, Montese e outras cidades. Em 20 de julho, no Quartel General  de Rastemburg situado na Prússia Oriental , Hitler é alvo de um atentado em sua casamata Wolfsschanze(Covil do Lobo) enquanto examinava os mapas bélicos com os seus generais . Uma maleta com explosivos, cuidadosamente colocada sob a mesa na direção do Hitler pelo oficial conspirador Stauffernberg (Chefe do Estado-Maior do Exército da Reserva) foi detonada, demolindo praticamente o chalé onde Hitler e seus generais encontravam-se. Muitos morreram e outros ficaram feridos, mas Hitler saiu ileso com pequenos ferimentos protegido pelo pé da mesa de carvalho. Os conjurados da operação denominada de Walkirie figuravam; o Conde Claus von Stauffenberg , o general Hans Speidel , o Coronel-General Ludwig Beck e; o Marechal Rommel que sabia da tentativa de golpe mas não participara. O objetivo era matar Hitler para derrubar o Regime Nazista com o intuito de implementar a ditadura e, mais tarde, estabelecer a Monarquia para negociar a paz com as forças anglo-americanas, mas continuar a guerra contra a União Soviética. Por fim, a conspiração fracassou, e os seus autores foram condenados à morte. A Gestapo procedeu 7 mil prisões e executou 5 mil conspiradores. Em 25 de novembro, 27 caças bombardeiros Kamikazes (operações suicídas praticadas com aviões bombardeiros tripulados, criadas por Takijiro Onishi - vice-almirante  e  vice-chefe do Estado Maior Geral da Marinha Imperial do Japão) sob o comando do tenente Kimiyoshi Takatake, atacaram os porta-aviões norte-americanos Essex e Independence.

1945 - Em 14 de fevereiro, a Alemanha Nazista testava o Hortem H1; aeronave triangular de asas fixas sem fuzelagens, onde a tripulação e todo o seu equipamento eram acondicionados dentro da estrutura principal da asa. A aeronave  chegou a voar pela primeira vez em 1944. Na mesma época, foram testadas aeronaves em forma de disco olímpico denominada de V-7. A aeronave em forma de disco, construída pelos especialistas Schriever, Habermohl e Miethe, tinha 42 metros de diâmetro e estrutura constituída por ligas metálicas refratárias isoladas térmicamente com doze turbinas dispostas a iguais distâncias no interior de um anel metálico móvel, que podia girar como a coroa de um giroscópio em volta de um corpo central esférico e imóvel, que continha uma cabine pressurizada para pilotagem com rádio e radar instalados. Em volta dos reservatórios podiam colocar-se bombas de pequenas dimensões. A decolagem da V-7 provocada por um propulsor acionado por oxigênio líquido e álcool etílico, era desenvolvida a menos de 16 segundos a partir de uma rampa vertical, mas era possível decolar sem a rampa como um helicóptero. Testado sobre Praga, o disco voador alcançava em três minutos, uma altura de quase 8 milhas a uma velocidade de 1250 m.p.h., duplicada nos testes subsequentes. Em 3 de março, na Turíngia(Alemanha), os alemães testaram uma arma tática nuclear híbrida, devastando uma área de 500m² , causando a morte de várias centenas de prisioneiros de guerra e presos de campos de concentração. Em 26 de abril, tropas aliadas e soviéticas que se deslocavam para o oeste, reuniram-se em Torgau (região de Leipzig-Alemanha), nas bordas do rio Elba.  Em 28 de abril, Benito Mussolini é capturado e morto juntamente com a sua esposa Clara Petacci por guerrilheiros da resistência italiana. Em 29 de abril, os corpos de Benito Mossolini, Clara Petacci, Alessandro Pavolini e Achille  Starace, ficaram expostos vários dias pendurados pelos pés na Pizzale Loreto(Milão). Forças aliadas partindo da costa atlântica da Europa, e o exército soviético do Primeiro Front Ucraniano e Bielorrusso atacando pelo leste e pelo sul, avançam para a Alemanha reduzida a montanhas de entulhos, após os ataques aéreos aliados, forçando o recuo do Nono e o Décimo-Segundo Exército alemão para a capital Berlim. Em 30 de abril, Hitler em seu Bunker, localizado 55 metros abaixo da Chancelaria, antes de suicidar-se, matou Eva Braun com quem se casou dois dias antes e, seus cães, com sua pistola de serviço e ingestão de capsula de cianeto. Segundo historiadores, a versão dos soviéticos é contraditória, quando estes afirmam que não encontraram os restos mortais de Hitler. Na verdade, o seu braço direito e o corpo em separado totalmente carbonizado, identificado apenas pelas suas vestes e o bigode, foram encontrados junto ao corpo de Eva Braun, como também, os corpos queimados com marcas de ferragens do homem de confiança de Hitler, Joseph Goebbels, sua esposa Magda Goebbels e filhos. Na realidade, Stalin não queria deixar qualquer vestígio que pudesse nutrir a volta do regime Nazista. A Alemanha Nazista sucumbe aos Aliados e Soviéticos em 2 de maio.  Após quatro anos de pesquisas nos arquivos da antiga União Soviética, mais entrevistas com 50 sobreviventes russos e alemães em Berlim, deu-se origem ao livro The Downfall (Berlim: A Queda, 1945), no qual descreve as atrocidades praticadas pelos russos contra civis e mulheres na Alemanha ocupada, em uma escala nunca vista nos tempos modernos.  De acordo com dois hospitais, o número de mulheres estupradas pelos russos na cidade de Berlim, foi estimado entre 95 a 130 mil, algumas estupradas várias vezes por grupos que chegavam a mais de dez soldados. Entre março e maio, em Haigerloch(Alemanha), os aliados descobriram um reator atômico em subsolo, faltando apenas 700 litros de água pesada para atingir sua massa crítica. Os Físicos alemães  Hainseberg Hahn, Von Laue, Bethe Gertner, Guerlach, Diebner, Von Weiszäcker foram presos. A guerra na Europa chega ao fim em 8 de maio ("Dia da Vitória"), com a rendinção incondicional da Alemanha Nazista. Entre 17 de Julho e 2 de Agosto, é realizada a Conferência de Potsdam(Alemanha) com a participação dos países aliados, na qual estabelecia a divisão da Alemanha e da Áustria em 4 zonas de ocupação (americana, britânica, francesa e soviética). Em 26 de julho, os EUA, Reino Unido e a República da China lançaram a Declaração de Potsdam (termos de rendição do Japão), para executar a Declaração do Cairo. Após a Campanha de Guadalcanal, o Japão vinha acumulando sucessivas derrotas para os aliados em operação no Pacífico e, mesmo assim, não admitia entregar-se. Por ordem do Imperador, os militares japoneses teriam que defender os territórios ainda ocupados até o último homem. Para evitar milhares de mortes desnecessárias de soldados em uma guerra que parecia não ter fim, em 06 de agosto, às 8:15 da manhã, os E.U.A. lança a primeira bomba atômica apelidada de “Little boy” em Hiroshima, causando 140.000 mortes. O Japão ainda assim resistia. Em 8 de agosto, tropas soviéticas expulsam os japoneses da Manchúria e da Coreia. Em 9 de agosto, é lançada a segunda bomba atômica apelidada de “Fat Man” em Nagasaki causando 80.000 mortes. Temendo o terceiro ataque atômico, o Japão reconhece a derrota. Em 2 de setembro, envia os seus oficiais representando o Imperador, para assinarem a ata de rendição do Japão na presença do general americano Richard K. Sutherland, a bordo do USS Missouri. 

1947 - Em 12 de março, o pesidente dos EUA Harry Truman em discurso no Congresso, conclama todo o Ocidente a lutar contra o totalitarismo soviético(Doutrina Truman), dando início a "Guerra Fria".  Em setembro, sob a orientação de Moscou, foi criado o Comitê de Informação dos Partidos Comunistas e Operários ("O Kominform" ), com o objetivo de difundir o comunismo na Europa Ocidental . 

1948 - Em 21 de junho, os países da Kominform, resolvem expulsar a Iugoslávia do Comitê, em represália a sua oposição a Stalin. Sanções econômicas foram adotadas para enfraquecer o país e, submetê-lo a uma intervenção. 

1949 - Em 4 de abril, é criada a OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte), para constituir um sistema de defesa coletiva, com o objetivo de responder a qualquer ataque vindo de qualquer entidade externa. A OTAN é constituída por países democráticos do ocidente - Alemanha Ocidental, Bélgica, Canadá, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, França, Grécia, Países Baixos, Islândia, Itália, Luxemburgo, Noruega, Portugal, Reino Unido, Turquia, Hungria, Polônia, República Checa, Bulgária, Estônia, Letônia, Lituânia, Romênia, Eslováquia e a Eslovênia. Em 29 de agosto, a União Soviética detona a sua primeira bomba atômica apelidada de Izdeliye (RDS-1) na área de testes Semipalatinsk -21,  localizada na margem esquerda do rio Irtysh, a130 km da cidade de Semipalatinsk a noroeste da República Soviética do Cazaquistão. 

1951 - Com o fim da Segunda Guerra Mundial e a vitória dos Aliados, foi definido que o Japão deveria devolver todos os territórios ocupados militarmente, e coube aos Estados Unidos decidir o que seria do Japão. Em 8 de setembro, na California(E.U.A.), foi assinado oficialmente por 49 países, o "Tratado de São Francisco" (não reconhecido pela China), que passou para os americanos o controle da região de Okinawa - base militar e campo de treinamento dos E.U.A., incluindo o arquipélago Senkaku. O Japão renuncia a sua soberania de Formosa e Pescadores, não estabelecendo sua disposição final. Formosa e Pescadores passam a ser administradas pela China como parte da província de Taiwan. 

1955 - Em 14 de maio, é formada com a assinatura do Pacto de Varsóvia (Tratado de Assistência Mútua da Europa Oriental), a aliança militar do leste europeu ( Tchecoslováquia, Alemanha Oriental, Bulgária, Polônia, Romênia e Albânia)  com a União Soviética. 

1956 - A Iugoslávia reconcilia com a União Soviética, mas não altera a sua linha de comunismo diferenciada, mantendo a propriedade privada no campo, e a autogestão dos trabalhadores na indústria, como também a independência em relação aos blocos comunista e democrático.

1968 -  Em 20 de agosto, os cinco países socialistas do Pacto de Varsóvia (URSS, República Democrática Alemã, República Popular da Polônia, República Popular da Hungria e a República Popular da Bulgária), lideradas pela Rússia, invadem a a República Socialista da Tchecoslováquia, para impedir as reformas políticas de Alexander Dubcek (Primavera de Praga).  Em 12 de outubro, a ECAFE (UN Economic Commission for Asia and the Far East) inicia pesquisas submarinas no entorno do arquipélago de Senkaku, que dura até 29 de novembro, dando sinais de que a região seria rica em gás e petróleo. Então a partir do ano seguinte, a República da China e a República Popular da China começam a reivindicar a posse do arquipélago.

1971 - Em 9 de abril, os E.U.A. declaram a devolução do arquipélago Ryukyu (incluindo as ilhas Senkaku) ao governo japonês, e que o problema da posse deveria ser resolvido entre as partes envolvidas. Houve uma série de protestos, e um dos líderes do protesto nos EUA é o atual chefe do governo Taiwanes Ma Yinjiu.

1972 - Em maio, os E.U.A. passou o controle da região para os japoneses, mas o documento também não foi reconhecido pela China. 

Soldados alemães e seu

O Criador que me perdoe, na minha opinião, a raça humana se revela uma experiência genética mal sucedida e desmerecedora do paraíso terrestre. As boas práticas suprimidas intencionalmente ao longo dos tempos, fazem parte da nossa essência . Uma doença sem cura.

Para Pensar: Quando se cria algo ameaçador, ou que não se mostre útil, o seu destino será o descarte ou a reciclagem.

 E ASSIM CAMINHA A HUMANIDADE:

Hitler (1933-45) Alemanha - Regime Nazista: Responsável direto pela morte de 6 milhões, na maioria judeus, em câmaras de gás, como cobaias em pesquisas científicas e em fornos crematórios. 

Stalin (1924-53) União Soviética (Rússia) - Regime Comunista:  Mais de 20 milhões de mortes causadas por fuzilamentos, massacres e inanições. 

Pol Pot (1975-1979) Camboja - Regime Comunista (Khmer Vermelho): Milhões foram obrigados a trabalhar até a morte em troca de uma porção de arroz a cada 2 dias. Fuzilamentos eram comuns.

Augusto Pinochet (1973-90) Chile - Ditadura Militar : Levou milhares ao fuzilamento, choques e afixias. A chacina ficou conhecida como a "Caravana da Morte". 

Kim Jong-il (1994-2011) Coréia do Norte - Regime Comunista: Levou à morte mais de 3 milhões por inanição, escravidão e perseguição política.

Mao Tsé-tung (1949-76) China - Regime Comunista: Levou à  morte cerca de 20 milhões de chineses promovendo assassinatos em massa e, trabalhos forçados. 

Jorge Videla (1976-81) Argentina - Ditadura Militar: Doava bebês de opositoras mortas à aliados, e ordenava a execução de inimigos lançando-os de aviões ao mar (Voos da Morte).

Mengistu Haile Mariam (1974-91) Etiópia - Ditadura Militar: Crianças etíopes eram mortas e seus corpos deixados a céu aberto para serem comidos por animais.

Robert Mugabe (desde 1987) Zimbábue - Ditadura Militar: Mandou executar 20 mil civis de uma fábrica por não terem votado nele.

Rei Leopold 2º (1865-1909) Bélgica - Império: Responsável pela morte de 8 milhões de congoleses, além de promover estupros e sequestros.

Idi Amin Dada (1971-79) Uganda- Ditadura Militar: Estuprou e extirpou seios de mulheres que não se submetiam a sua vontade. 

Saddam Hussein (1979-2003) Iraque - Ditadura Militar: Foi responsável por diversos massacres, entre eles, a matança de milhares de curdos com bombardeios de gases tóxicos.  

Jean-Bédel Bokassa (1966-76) República Centro da África - Ditadura Militar: Responsável pelos crimes de canibalismo e tortura infantil.

 

Voltar

Pesquisar no site

© 2010 Todos os direitos reservados.