APOSTILAS CONCEITOS

VÍRUS ZIKA - CAUSA OU CONSEQUÊNCIA.

28/12/2015 11:39


O QUE ESTÁ CAUSANDO O SURTO DE MICROCEFALIA?

Será o vírus ZIKA, a principal causa do surto de microcefalia na região Nordeste?

Muito se fala do vírus ZIKA como a causa principal do surto depois de encontrá-lo apenas em um bebê morto com microcefalia infectado com o vírus no estado do Ceará.

O bebê infectado com o vírus ZIKA, também apresentava outros problemas congênitos, e sendo este, o único caso de existência do vírus no Ceará , como o Ministério da Saúde divulgou oficialmente a relação do vírus ZIKA com a microcefalia para toda a região nordeste?

A microcefalia em bebês pode ter como causa diversos fatores:
Consumo de cigarro, álcool ou drogas como cocaína e heroína durante a gravidez;
Síndrome de Rett;
Envenenamento por mercúrio ou cobre;
Exposição a agrotóxicos;
Meningite;
Desnutrição;
HIV materno;
Doenças metabólicas na mãe como fenilcetonúria;
Exposição à radiação durante a gestação;
Uso de medicamentos contra epilepsia, hepatite ou câncer, nos primeiros 3 meses de gravidez; e
Infecções como rubéola, citomegalovírus e toxoplasmose durante a gravidez.

A importância do Iodo e do Magnésio em nossas vidas.
1- O Iodo além de antiviral, antimicrobiano e antifúngico, contribui para o desenvolvimento do cérebro nos primeiros dois trimestres da gravidez, como também para a inteligência dos bebês após o nascimento. 

2- O magnésio presente em alimentos integrais e sementes como o girassol,  aumenta o sistema imunológico e protege o sistema nervoso e neuromuscular, não permitindo que os vírus cheguem ao cérebro.

De uns tempos para cá, por conta da correria do cotidiano, o brasileiro passou a degustar alimentos pobres em nutrientes como os carboidratos (fast foods), perdendo diariamente quantidades de nutrientes necessários para fortalecer o sistema imunológico que o protegeria dos maus micro-organismos.

Agora, imagine uma gestante nesta situação, ou seja, mal nutrida embora aparentemente saudável, recomendada a consumir menos sal para evitar o aumento da pressão arterial, sal este que talvez seja a sua única fonte de iodo, e para piorar, o consumo inevitável de flúor e cloro presentes na água que prejudicam a absorção do Iodo e do Magnésio, agravando ainda mais a deficiência nutricional durante a gravidez.

A pessoa com deficiência nutricional, embora aparentemente saudável, está exposta a milhões de micro-organismos, logo, uma séria candidata a contrair o vírus. A seriedade do problema exige que se façam pesquisas e análises mais profundas para se chegar à verdadeira ou as verdadeiras causas do surto.

Para saber.
Na década de 50 adotou-se a adição do iodo no sal para reduzir o Bócio, doença provocada pela deficiência do iodo (DDI) no organismo, que pode provocar retardo mental grave e irreversível, surdo-mudez, e anomalias congênitas em crianças.

Voltar

Pesquisar no site

© 2010 Todos os direitos reservados.