APOSTILAS CONCEITOS

TERCEIRA DENTIÇÃO - Aplicação de células-tronco para reabilitação oral

23/04/2011 21:48

Estudo realizado em ratos a partir de 2004, poderá no futuro ser uma alternativa clínica para substituição da prótese dentária e a reabilitação oral de 26 milhões de brasileiros que perderam todos os dentes (14,4% da população brasileira), dados do Ministério da Saúde.

Para desenvolver uma terceira dentição, foram utilizadas células-troncos adultas retiradas da estrutura dentária de ratos. As células retiradas de um rato doador foram implantadas em um rato receptor com baixo risco de rejeição.

Um casal de pesquisadores brasileiros da Universidade Federal Paulista(Unifesp) em parceria com o Instituto Forsyht da Universidade de Harvard e o Hospital Geral de Massachusetts, estudam o desenvolvimento de uma terceira dentição através da utilização de células-tronco adultas.

Foram retiradas as células-tronco de germes dentais (dentes em estágio inicial de formação que foram cultivados em laboratório) e introduzidas a moldes de polímero biodegradável, sendo esses moldes posteriormente implantados no abdômen dos ratos devido a região do abdômen ser altamente vascularizada, o que permite nutrir o implante. Após doze semanas, o molde foi absorvido pelo organismo do rato e dentes haviam se formado. Os pesquisadores estão focados na utilização das células de um mesmo rato sem necessidade de um doador, para então no futuro realizar testes em humanos.

A patente está depositada no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI).

Voltar

Pesquisar no site

© 2010 Todos os direitos reservados.