APOSTILAS CONCEITOS

Quatro países e um arquipélago.

02/12/2013 13:39

 

 

Fonte: Reuters

Situadas no Mar da China Oriental, e com um grande potencial para a exploração de gás e petróleo, as oito ilhas desabitadas, estatizadas e controladas pelo Japão, são denominadas de Senkaku. Para os chineses, as ilhas são denominadas de Diaoyu. Já para os taiwaneses, as ilhas são denominadas de Tiaoyutai.

No sábado (23/11/2013), a China impôs unilateralmente a ampliação do seu espaço aéreo até a região, causando a indignação do Japão. Taiwan, que também reivindica o direito de posse das ilhas e, a Coreia do Sul, rejeitam a medida chinesa.

Na minha opinião, um acordo justo entre China, Japão e, Taiwan, para a exploração das fontes energéticas, é a melhor solução, já que os interesses no petróleo e gás da região é sem dúvida a principal causa desse perigoso conflito. 

Que prevaleça o bom senso e a sabedoria milenar do oriente .

SABEDORIA ORIENTAL

"Devemos ser sábios e persistentes como a água que desce a montanha, e nos caminhos mais estreitos e tortuosos aumentará sua velocidade, e quando se encontra diante de um obstáculo, buscará sempre um caminho alternativo, mas quando não encontra alternativa, encara o obstáculo de frente, e cautelosamente ganha volume e força para superá-lo e seguir sua jornada. Nessa jornada se unirá a outros rios, que também descem a montanha ganhando mais força pra chegar ao seu destino final, e aprende em sua jornada, que é na queda que a água produz energia, e ainda sim segue seu caminho".

"Volta teu rosto sempre na direção do sol, e então, as sombras ficarão para trás."

 

História das ilhas 

1556 -  A China afirma que as ilhas Diaoyu foram descobertas por chineses no século 14. Documentos históricos da era Ming (1368-1644), comprovam que (Hu Zongxian) definiu uma área de linha de defesa contra piratas, e nesta incluiu as ilhas Diaoyu. No mapa criado nessa época, incluiu Diaoyu como um arquipelago da região costeira de Fujian. Em documentos da mesma época, registros de emissários do governo chinês que viajavam para Ryukyu (atual província de Okinawa) mostram que para eles, as ilhas Diaoyu faziam fronteira com o mar de Ryukyu.

1785 - Shihei Hayashi faz um mapa e descreve essas ilhas como território chinês. Um dos argumentos utilizados pelos chineses para reivindicar a posse do arquipélago. 

1879 - O  arquipélago de Senkaku é considerado pelo Japão, parte integrante da província de Okinawa. 

1881 - O Japão define o arquipélago como parte da província de Okinawa. Não foram feitos acordos com relação ao arquipélago, e o argumento do governo japonês se resume na lei do usucapião, já que as ilhas eram desabitadas. O governo chinês não protestou a posse das ilhas nesse momento. O governo japonês deu a posse de algumas ilhas à família Koga, que as ocupou até a segunda guerra mundial,  beneficiando-se com a exploração da matéria prima encontrada no arquipélago. 

1895- O  arquipélago Senkaku é anexado oficialmente à provincia de Okinawa durante a guerra sino-japonesa (1894-1895), passando então a pertencer ao Japão de acordo com o Tratado de Shimonoseki, assinado em 17 de abril . O tratado pôs fim à primeira guerra sino-japonesa a favor do Japão, vencedor do confronto. Neste tratado, a China reconhecia a independência da Coreia e renunciava a qualquer reivindicação territorial sobre esse país que, na prática, ficava sob influência japonesa. A China também cedeu ao Japão a península de Liaodong - que mais tarde seria forçado a cede-la para a Rússia. O Japão também ficaria com Jiaozhou, no extremo sul da província de Liaoning, bem como a ilha de Taiwan e o arquipélago das Ilhas Pescadores. Além das perdas territoriais, a China comprometia-se a  pagar ao Japão 200 milhões de taéis (o equivalente a 150 milhões de dólares naquela época) e, a liberar os seus portos e rios ao comércio internacional.  

1914 - O Império Japonês envia um ultimato para a Alemanha solicitando a retirada de suas tropas de Jiaozhou(nordeste da China). A Alemanha nega-se a retirar-se de Jiaozhou. Em 23 de agosto, o Japão entra na primeira guerra mundial do lado dos aliados, ocupando as posses alemãs nas ilhas Carolinas e Marianas.

1915 -  Em 25 de maio, o Japão apresenta as Veintiuna Demandas ao governo Chinês, obrigando a China não alugar ou ceder qualquer território em frente a Taiwan a nenhum país exceto o Japão.

1919 - Um navio chinês naufraga próximo das ilhas Senkaku, e seus tripulantes são socorridos pelo prefeito da cidade de Ishigaki, que no ano seguinte (1920) recebe uma gratificação do consul chinês, que no texto escreve o nome das ilhas Diaoyu com endereço japonês, o que seria um argumento para o Japão fortalecer seu direito de posse. No artigo 156 do "Tratado de Versalhes", a República da China perde as concessões de Shandong para o Japão, causando grande indignação dos chineses, o que levou ao Movimento de Quatro de Maio e o não reconhecimento ao"Tratado de Versalhes" . 

1921 - Em setembro, a China assina em separado com a Alemanha, a declaração do fim da primeira guerra mundial.

1931 - O Japão ocupa a Manchúria(China).

1936 -  O Japão assina em 25 de novembro, o tratado Anti-Comintern (Anti-Internacional Comunista) com a Alemanha Nazista contra a União Soviética e o movimento comunista internacional, acabando com as hostilidades da primeira guerra mundial declarando interesses comuns. 

1937 - Em 8 de julho, trava-se a segunda guerra sino-japonesa. O Japão inicia sua campanha expansionista ocupando boa parte da China, Coreia e, outras ilhas da região. Em 13 de dezembro, Nanquin(China) sucumbe ao ataque japonês. A Invasão ficou marcada como "Massacre de Nanquin" ou "Estupro de Nanquin", em virtude do exército japonês ter cometido inúmeras atrocidades até o início de fevereiro de 1938, promovendo estupros, saques, incêndios criminosos e execuções sumárias de presos militares e civis chineses.

1938 -  Em 29 de julho, os japoneses invadem a Mongólia (Rússia) e, são derrotados  pelo exército soviético na Batalha do Lago Khasan. 

1939 - A liga das nações (E.U.A., Reinio Unido, Austrália e Países Baixos) desaprovam a ambição expansionista do Japão. Os E.U.A. decidem terminar o contrato comercial com o Japão, embargando a exportação de metais e gasolina, fechando o canal do Panamá para os navios comerciais japoneses. 

1940 - Em 27 de setembro, o Japão assina o Pacto Tripartite com a Alemanha Nazista e a Itália Fascista, para formar os poderes do eixo. O Japão ignora o ultimato dos E.U.A. e avança para o norte da Indochina(Vietnã, Laos e Camboja). Em resposta à ambição expansionista do Japão, os E.U.A. decidem cortar a exportação de petróleo e congelar todos os bens japoneses. 

1941 - Em 7  de dezembro, a Marinha Imperial Japonesa ataca de surpresa a base americana de Pearl Harbor na ilha de Oahu, Havaí. Em 8 de dezembro, o exército imperial japonês  desembarca nas Filipinas, na Indochina Francesa(Laos, Vietnã e Canboja) e, na colônia britânica de Cingapura, ocupando todos os territórios em abril de 1942. Em11 de dezembro, a Alemanha Nazista declara guerra aos E.U.A. O ataque a base naval de Pearl Harbor e a declaração de guerra da Alemanha Nazista, marcaram a entrada dos E.U.A. nas guerras do Pacífico contra o Império Japonês, e da Europa contra a Alemanha Nazista. De 1939 a 1942, os poderes do eixo (Alemanha Nazista, Itália Fascista e Império do Japão), alcançavam sucessivas vitórias. A Alemanha Nazista, destruiu parte da Inglaterra e conquistou: o norte da França, Dinamarca, Iugoslávia, Polônia, Bélgica, Holanda, Noruega, territórios no norte da África e, todas as repúblicas da Rússia com excessão de Moscou. O Japão Imperial anexou a Manchúria aos territórios ocupados. Já a Itália Fascista, somou a Albânia e territórios da Líbia, aos territórios já ocupados.

1943 Em 27 de novembro, os E.U.A., Reino Unido e, a República da China, através da declaração do Cairo, reindivicavam à China todos os territórios que o Japão conquistou. 

1944 - Em 25 de novembro, 27 caças bombardeiros Kamikazes (operações suicídas praticadas com aviões bombardeiros tripulados, criadas por Takijiro Onishi - vice-almirante  e  vice-chefe do Estado Maior Geral da Marinha Imperial do Japão) sob o comando do tenente Kimiyoshi Takatake, atacaram os porta-aviões norte-americanos Essex e Independence.

1945 -  Em 26 de julho, os EUA, Reino Unido e a República da China lançaram a Declaração de Potsdam (termos de rendição do Japão), para executar a Declaração do Cairo. Após a Campanha de Guadacanal, o Japão vinha acumulando sucessivas derrotas para os aliados em operação no Pacífico e, mesmo assim, não admitia entregar-se. Por ordem do Imperador, os militares japoneses teriam que defender os territórios ainda ocupados até o último homem. Para evitar milhares de mortes desnecessárias de soldados em uma guerra que parecia não ter fim, em 06 de agosto, às 8:15 da manhã, os E.U.A. lança a primeira bomba atômica apelidada de “Little boy” em Hiroshima, causando 140.000 mortes. O Japão ainda assim resistia. Em 8 de agosto, tropas soviéticas expulsam os japoneses da Manchúria e da Coreia. Em 9 de agosto, é lançada a segunda bomba atômica apelidada de “Fat Man” em Nagasaki causando 80.000 mortes. Temendo o terceiro ataque atômico, o Japão reconhece a derrota. Em 2 de setembro, envia os seus oficiais representando o Imperador, para assinarem a ata de rendição do Japão na presença do general americano Richard K. Sutherland, a bordo do USS Missouri.

1951 - Com o fim da Segunda Guerra Mundial e a vitória dos Aliados, foi definido que o Japão deveria devolver todos os territórios ocupados militarmente, e coube aos Estados Unidos decidir o que seria do Japão. Em 8 de setembro, na California(E.U.A.), foi assinado oficialmente por 49 países, o "Tratado de São Francisco" (não reconhecido pela China), que passou para os americanos o controle da região de Okinawa - base militar e campo de treinamento dos E.U.A., incluindo o arquipélago Senkaku. O Japão renuncia a sua soberania de Formosa e Pescadores, não estabelecendo sua disposição final. Formosa e Pescadores passam a ser administradas pela China como parte da província de Taiwan. 

1968 -  Em 12 de outubro, a ECAFE (UN Economic Commission for Asia and the Far East) inicia pesquisas submarinas no entorno do arquipélago de Senkaku, que dura até 29 de novembro, dando sinais de que a região seria rica em gás e petróleo. Então a partir do ano seguinte, a República da China e a República Popular da China começam a reivindicar a posse do arquipélago.

1971 - Em 9 de abril, os E.U.A. declaram a devolução do arquipélago Ryukyu (incluindo as ilhas Senkaku) ao governo japonês, e que o problema da posse deveria ser resolvido entre as partes envolvidas. Houve uma série de protestos, e um dos líderes do protesto nos EUA é o atual chefe do governo Taiwanes Ma Yinjiu.

1972 - Em maio, os E.U.A. passaram o controle da região para os japoneses, mas o documento também não foi reconhecido pela China. 

 

 

 

 

Voltar

Pesquisar no site

© 2010 Todos os direitos reservados.