APOSTILAS CONCEITOS

Os cuidados que os turistas devem ter.

22/10/2012 12:36

Na sua cidade de origem escolha uma agência de viagem que seja devidamente registrada.

Se optar por pacotes turísticos, o visitante deve escolher uma agência que seja credenciada, que tenha credibilidade no mercado. Se vier de forma independente, obtenha informações detalhadas sobre o local a visitar.  

O transporte de táxi até o hotel deve ser feito preferencialmente em veículos credenciados.

De uma maneira geral é aconselhável precaução aonde você for no que se refere a roubos e furtos nos centros urbanos. Os turistas devem evitar transportar e ostentar objetos de valor. Em caso de assalto, não se deve oferecer resistência. Devem ser evitadas viagens de automóvel à noite ou passeios por zonas pouco frequentadas. É aconselhável nos passeios turísticos fazer-se apenas acompanhar de xérox dos documentos e não os originais que devem ficar em cofre no hotel.

Previna-se para evitar aborrecimentos durante uma viagem de férias. Por mais que a cidade seja bem policiada e ofereça boas condições de segurança, alguns cuidados básicos não custam nada e podem fazer a diferença na hora de um imprevisto.

Veja algumas dicas:

  1. Sempre buscar as casas oficiais de câmbio na hora de trocar a moeda estrangeira;
  2. Não sair com jóias e objetos de valor que chamem a atenção;
  3. Não deixar bolsas, máquinas fotográficas, celular ou sacolas sem nenhum conhecido por perto;
  4. Para evitar assaltos, procurem não andar sozinhas ou em lugares pouco movimentados;
  5. Colocar o dinheiro em bolsos internos ou apertados apenas o suficiente para o consumo diário;
  6. Somente pedir informações em balcões adequados para atendimento ao turista, estabelecimentos comerciais ou policiais;
  7. Levar sempre documento de identificação, em vez da carteira completa, além de um papel com anotações de local onde está hospedado e telefones de contato;
  8. Ser cauteloso com pessoas estranhas que se mostrem muito receptivas, evitando, principalmente, consumir bebidas que lhe sejam oferecidas;
  9. Em caso de assalto, nunca reagir. Imediatamente depois, procure a delegacia do turista.

Evite as seguintes frases:

Você fala inglês? Tenham na ponta da língua algumas frases como: “Olá”, “por favor”, “obrigada” e “onde é o banheiro?” 

Você tem troco?”: se o valor do táxi chegou perto da nota que você tem no bolso, não peça troco. O mesmo vale na hora de dar a gorjeta ao garçom ou ao guia de turismo. Para evitar o constrangimento, tenha em mãos dinheiro trocado.

Você pode me ajudar? Estou perdido (a) e vou ficar no hotel (...)”: sabe aqueles filmes em que a mocinha pede uma informação e é sequestrada? Sim, é ficção, mas pode facilmente se tornar real. Turistas desavisados tornam-se alvo fácil de criminosos.

“Eu não quero ir pra lá! Não achei referências”: acostumados a procurar referências de tudo na internet, podemos perder bons locais por não encontrar citações na rede.

“Ei, eu não tenho uma bomba!”: a situação de passar por uma revista já é bastante difícil, então, nada de fazer piada por mais que a cena pareça ridícula. Fazer comentários inapropriados pode ser passível de punição.

Voltar

Pesquisar no site

© 2010 Todos os direitos reservados.