APOSTILAS CONCEITOS

Os Chorumes produzidos por lixões contaminam a água e provocam doenças.

25/05/2012 20:29

Chorume é uma substância líquida resultante do processo de putrefação (apodrecimento) de matérias orgânicas. Este líquido é muito encontrado em lixões e aterros sanitários. É viscoso e possui um cheiro muito forte e desagradável (odor de coisa podre).

O processo de tratamento do chorume é muito importante para o meio ambiente. Caso não seja tratado, ele pode atingir lençóis freáticos, rios e córregos, levando a contaminação para estes recursos hídricos. Neste caso, os peixes podem ser contaminados e, caso a água seja usada na irrigação agrícola, a contaminação pode chegar aos alimentos (frutas, verduras, legumes, etc).

Em função da grande quantidade de matéria orgânica presente no chorume, este costuma atrair moscas que também podem trazer doenças aos seres humanos.

Existe também o necrochorume que é o líquido resultante do processo de decomposição de cadáveres. Há também, neste caso, a necessidade do tratamento desta substância nos cemitérios.

Mais de 20 mil toneladas de lixo doméstico produzido diariamente em todo o Brasil não são coletadas e vão parar em cabeceiras de rios, valas, terrenos baldios ou são simplesmente queimadas.

 

O processo de contaminação

1 - O contato da água da chuva com o lixo depositado no aterro provoca a fermentação da matéria orgânica, produzindo um líquido escuro e altamente tóxico, rico em matéria orgânica, chamado chorume.

2 - Caso não captado e tratado, o chorume começa a se infiltrar no subsolo, contaminando o solo e tornando iminente o risco de contaminação das águas de lençóis freáticos próximos.

3 - O chorume infiltrado no subsolo, quando atinge o lençol freático, pode ser levado para as águas superficiais caso o lençol abasteça nascentes de rios e córregos.

4 - O líquido tóxico ainda pode chegar aos mananciais pela superfície, escorrendo pelo solo.

5 - O líquido tóxico diminui a oxigenação da água, podendo causar mortandade de peixes. A água contaminada pelo chorume, em contato com humanos, pode causar micoses, irritações de pele, problemas estomacais, reações alérgicas e contaminação por bactérias e até vírus

Estrutura de um aterro de resíduos sólidos urbanos.

As partes básicas de um aterro, conforme mostrado na figura, são:

  • sistema de revestimento: separa o lixo e o chorume subsequente do lençol freático
  • células (velhas e novas): onde o lixo é armazenado dentro do aterro
  • sistema de drenagem da água da chuva: coleta a água da chuva que cai no aterro
  • sistema coletor de chorume: coleta a água infiltrada através do próprio aterro e contém substâncias contaminantes (lixiviação)
  • sistema coletor de metano: coleta o gás metano que é formado durante a decomposição do lixo
  • cobertura ou tampa: lacra o topo do aterro

 

 

 

 

 

Voltar

Pesquisar no site

© 2010 Todos os direitos reservados.