APOSTILAS CONCEITOS

O QUE FAZ UM POLÍTICO PARA MERECER O SEU VOTO?

23/08/2012 21:26

Tenham muito cuidado, os lobos se apresentarão em vestes de cordeiro. Os ladrões do dinheiro público, se apresentarão como os homens mais honestos deste país ou da sua cidade. Mas caberá a você decidir, vote consciente.

DICAS PARA VOCÊ ELEITOR:

Pesquise a vida daqueles que se apresentarem pedindo votos.

Quem era, onde trabalhou, que cargo exerceu, como chegou ao patamar ou ao status financeiro que demonstra hoje.

O que obteve o foi com honestidade ou no cargo que exerceu através de falcatrua?

Estaria ele se utilizando de órgãos públicos para alavancar a sua candidatura?

Se estiver enquadrado em algum dos itens que o desabone, negue o seu voto. Ele não merece ser votado. Ele não é digno em ser seu representante.

Lembre-se que é você quem decide o destino da sua cidade e/ou país. Ambos estão em suas mãos. Depois não se arrependa. A consequência do voto errado, é a punição da sua cidade e/ou país por quatro anos.

O que fez como político? (Não basta ser ficha limpa)

SAÚDE

  • Investiu na prevenção da saúde pública, ao invés de construir hospitais que não funcionam, lotados de servidores mal pagos e insatisfeitos? 
  • Preocupou-se em investir na coleta seletiva e na reciclagem do lixo.
  • Preocupou-se em investir na eliminação dos lixões e na construção de aterros sanitários?
  • Preocupou-se em investir no saneamento básico para a eliminação do esgoto a céu aberto em favelas ou sub-bairros e a destinação dos esgotos das cidades para estações de tratamento antes de despejá-los diretamente em rios e mares?  (As qualidades da água que bebemos e da terra que produz nossos alimentos previnem doenças). A prevenção na saúde pública é a arma mais eficaz para se evitar doenças e a superlotação em hospitais.

EDUCAÇÃO

  • Investiu em instituições públicas de ensino fundamental, básico, médio e profissionalizante de alta qualidade com professores qualificados e bem remunerados?
  • Incentivou o controle da natalidade em áreas densamente povoadas, ao invés de incentivar a construção de creches?

MORADIA

  •      Investiu em distritos planejados com moradias dignas, no intuito de transferir a população de favelas e atrair indústrias para absorver a mão de obra local, ao invés de incentivar reformas em favelas, e construir moradias indiscriminadamente para a população pobre sem perspectiva de emprego, em cidades densamentes povoadas?

SEGURANÇA   

  • As leis beneficiam realmente o cidadão honesto e trabalhador?
  • Ao invés de gastar o dinheiro público com os constantes sobes e desces de policiais em favelas, estão investindo em uma polícia de qualidade, bem remunerada, competente e inteligente?
  • Estão vigiando efetivamente as fronteiras dos estados para evitar o tráfico de drogas e armas?
  • As ruas das cidades estão sendo policiadas com agentes bem pagos, qualificados, preparados e honestos?

TRANSPORTE

  • Quais foram os investimentos feitos em transportes ao longo dos anos anteriores para a sua mobilidade e conforto?
  • O transporte que você utiliza é de qualidade?
  • Os valores das passagens precisam ser tão altos?
  • Você está satisfeito?

Se não estiver enquadrado em alguns dos itens acima, negue o seu voto. Ele não merece ser votado. Ele não é digno de ser seu representante.

Lembre-se que você trabalha 5 meses praticamente de graça para pagar impostos, tarifas e taxas.

Partidos políticos são ilhas isoladas. Seriam poderosas ferramentas para atender aos anseios dos cidadãos brasileiros, mas é a forma mais perversa de travar projetos que beneficiam cidadãos de bem.

A política no Brasil é assim, o número exagerado de partidos tem como único objetivo a disputa pelo poder e por cargos através de barganhas.

É aquele velho ditado " FARINHA É POUCA MEU PIRÃO PRIMEIRO", o povo e a nação que se danem.

Tomem como exemplo o mensalão, onde o PT como partido do Governo precisou pagar propinas com o dinheiro que sai do seu bolso através de impostos - dinheiro público, à integrantes de outros partidos para aprovarem seus projetos.

É você quem paga os salários destes incompetentes, e sustenta esta máquina podre e travada.

Você é o patrão, você é quem paga por obras superfaturadas, altos salários de políticos e servidores.

Pense nisso. Uma andorinha só não faz verão. Um político bonzinho de um determinado partido, mesmo que seja ficha limpa, vai ser um saco de pancadas em meio a tantos integrantes de vários partidos com ideologias diferentes. Este político bonzinho não vai fazer nada, se não houver um número dominante de parceiros honestos em plenário que sejam do mesmo partido para aprovarem projetos em benefício do cidadão contribuinte. Escolha dentre aqueles em sua cidade ou bairro, os mais competentes, honestos e que se identifiquem com os anseios da coletividade, sem demagogias, mas com propostas de governo sólidas e transparentes no trato do dinheiro tão suado que sai do seu bolso.

 

O QUE FAZ O VEREADOR?

O vereador tem por obrigação representar a população, criando leis que beneficiem os munícipios e fiscalize os gastos públicos do poder executivo, no caso, o Prefeito. A função do vereador é estar mais próximo dos moradores e do prefeito, colher necessidades da cidade e levar ao prefeito para ver se este aprova ou não.

 

O QUE FAZ O PREFEITO?        

Os eleitores brasileiros escolhem seus prefeitos a cada quatro anos, assim como os vereadores. Chefe do Executivo municipal, o prefeito administra a cidade e exerce funções políticas, executivas e administrativas.

Como agente político, eleito pelo voto direto, o prefeito é o porta-voz natural dos moradores de sua cidade e deve defender os interesses da população perante a Câmara Municipal, outras esferas de governo e quaisquer forças que possam contribuir para o bem-estar dos habitantes.

Entre suas funções políticas estão, além de lidar com a Câmara, negociar convênios e obter por outras formas benefícios ou auxílios para a sua cidade, apresentar projetos de leis à Câmara, sancionar, promulgar, fazer publicar e vetar as leis, convocar extraordinariamente a Câmara, quando necessário, e representar o município em todas as circunstâncias.

Deve se relacionar com organizações comunitárias, lideranças locais, buscando o seu apoio, quando necessário, consultando-as e ouvindo-as para conhecer suas aspirações e suas necessidades de modo a integrá-las ao processo decisório municipal e governar com a comunidade.

Já entre as funções executivas e administrativas do prefeito estão as de planejar, comandar, coordenar, controlar e manter contatos externos.

 

O QUE FAZ O GOVERNADOR?

Dentre o poder executivo do Estado, o cargo de governador é o cargo político que representa a autoridade máxima. Somente em países cujo pacto é federativo, o governador é eleito de quatro em quatro anos, através de votação.
A principal função do governador é de chefiar o executivo a nível estadual.

 

O QUE FAZ O DEPUTADO ESTADUAL?

Segundo a Constituição Federal de 1988, deputado estadual é um detentor de cargo político, que tem a incumbência de representar o povo na esfera estadual. Para um candidato ser eleito, é considerada a votação de seu partido político oucoligação de partidos, além da votação recebida pelo candidato.

O deputado Estadual desenvolve suas funções na Assembleia Legislativa Estadual. Em situações normais, seu mandato é de quatro anos. Entretanto, o candidato pode concorrer à reeleição diversas vezes, sem haver uma quantidade limitada de mandatos.

Sua função principal no exercício do cargo é legislar, propor, emendar, alterar, revogar e derrogar leis estaduais. Além de fiscalizar as contas do governo estadual, criar Comissões Parlamentares de Inquérito e outras atribuições referentes ao cargo.

 

O QUE FAZ O DEPUTADO FEDERAL?

O deputado federal é o representante do povo, na integração da sociedade; a sua representação tem o caráter de representação nacional embora estejam presos à sua base de sustentação política. Não há, no direito eleitoral brasileiro, a representação distrital, todavia, à exceção de poucos deputados federais que recebem votos em toda a circunscrição do Estado ou do Distrito Federal, a maioria vive em função de seu colégio eleitoral, atendendo à sua clientela política a par das suas obrigações de parlamentar afeito ao interesse nacional.

 

O QUE FAZ O SENADOR?

O Senador é o encarregado de representar os Estados-membros da federação, são eleitos diretamente.

Cabe ao senador:

- Zelar pelos direitos constitucionais do povo;

- Propor, debater e aprovar leis de interesse nacional;

- Aprovar a escolha presidencial dos presidentes e diretores de empresas públicas, membros do poder judiciário e diplomatas;

- Autorizar operações financeiras externas e condições de crédito.

Fiscalizar o Presidente da república e avaliar e votar Projetos de Lei, entre outros. Seu mandato é de oito anos, o Distrito Federal e cada estado têm o direito de elegerem três senadores, independente do seu tamanho e de sua população.

 

O QUE FAZ O PRESIDENTE?

O Presidente é a autoridade máxima do poder executivo nacional.  São delegadas a ele as tarefas de Chefe de Estado. Seu mandato é de quatro anos podendo se reeleger (uma única vez) em eleições futuras, é eleito por voto secreto e direto. É dever do presidente zelar pelos direitos da soberania nacional, defendendo seu país e a nação que nele habita.

 

 

 

 

 

 

 

Voltar

Pesquisar no site

© 2010 Todos os direitos reservados.