APOSTILAS CONCEITOS

ENTENDA A CRISE QUE ABALOU A ECONOMIA MUNDIAL

20/04/2011 20:58

Por João Carlos

Após o atentado de 11 de setembro de 2001 , o Banco Central Americano (FED) para estimular a economia, promoveu seguidos cortes de juros. Introduziu-se no mercado uma enxurrada de dinheiro em virtude da oferta de crédito(Empréstimo) mais barato, aliado a  procura para a compra de imóveis estimuladas pelo governo dos Estados Unidos da América, contaminando também o mercado Europeu.

A oferta de dinheiro incentivou a grande procura e conseguintemente a alta nos preços, provocando a bolha (inflação no mercado imobiliário).

Os bancos passaram então a emprestar dinheiro aos chamados clientes de baixa qualidade (subprimes), pois os juros aplicados eram os mesmos para os clientes de primeira classe(prime), o que seria muito lucrativo.

O resultado disso tudo foi que os empréstimos contraídos pelos clientes de baixa qualidade, não foram pagos, gerando um volume muito alto de hipotecas(retomada de imóveis por falta de pagamento), atingindo US$2,98 trilhões de dólares em 2006.                                                                 

Os papéis eram avaliados pelas agências de classificação de risco, que atribuíam notas a cada grupo, que variavam de AAA a B-. Os mais “seguros” eram avaliados como AAA e os mais arriscados como subprime (ativos tóxicos, também chamados de lixo, porque tinham a menor nota da escala). 

As hipotecas subprime tiveram alta bem mais acentuada, passando de 8,6% para 20,1% em 2006, devido a dificuldade dos bancos em vender papéis com classificações ruins. 

O estouro da bolha aconteceu com a alta da inadimplência em virtude da incapacidade dos devedores em quitar as parcelas, aliada a queda no preço dos imóveis. O prejuízo ficou com os bancos e de quem tinha em mãos os títulos negociados no mercado financeiro. 

Para diminuir o prejuízo, os bancos que agrupavam uma série de papéis da dívida, negociavam os papéis podres no mercado financeiro sob a garantia das securitizadoras. 

Foram arquitetadas as seguintes formas de jogar a sujeira debaixo do tapete:

1-        Para os títulos com classificação de BBB a B, criaram o Fundo CDO (Colateralized Debit Obrigations), que passariam a receber notas maquiadas (Forjadas).

2-       Venderam esses papéis podres para o mundo como se fossem AAA.

3-       Para os papéis subprimes, os agentes financeiros adotaram um novo grupo chamado Structured Investiment Vehicles (SIV), negociando-os livremente no mercado, transformando a dívida em um ativo financeiro (O que seria uma restrição para o banco, devido a muitos clientes endividados e com pouca capacidade em pagar as dívidas, passou a ser um novo produto)

Os títulos podres se espalharam pelo mundo, sem controle dos agentes regulatórios. A quebra do banco de investimentos Lehman Brothers travou o crédito no mercado internacional, gerando desconfiança nas instituições e na própria economia.

O castelo de cartas começa a desmoronar, a escassez de crédito(empréstimos bancários) atinge o comércio mundial, provocando demissões em massa e o desemprego que afetaria o consumo das famílias, fazendo despencar a atividade econômica em diversos países, gerando a recessão. 

Os investidores migraram os seus recursos para países emergentes, na intenção de compensar as perdas, ocasionando a crise no mercado. 

  

Fases do processo que levou à crise.

Primeira fase:

O governo dos EUA estimula a economia promovendo seguidos cortes de juros.

 

Segunda fase:

Oferta de crédito(Empréstimo) mais barato.

 

Terceira fase:

Introduziu-se no mercado uma enxurrada de dinheiro.

 

Quarta fase:

O governo dos Estados Unidos da América, estimula a compra de imóveis, contaminando também o mercado Europeu.

 

Quinta fase:

A oferta de dinheiro incentivou a grande procura e conseguintemente a alta nos preços dos imóveis.

 

Sexta fase:

O cliente não consegue pagar a hipoteca( não conseguia pagar as prestações do imóvel)

 

Sétima fase:

O banco recorre à justiça para reaver o imóvel.

 

Oitava fase:

O banco retoma o imóvel.

 

Nona fase:

O banco anuncia o imóvel para venda.

 

Décima fase:

Vende para outro cliente.

 

Décima primeira fase:

Na intermediação da venda, o banco paga os juros da hipoteca no mercado.

 

Décima segunda fase:

Para obter mais recursos, o banco recorre ao mercado interbancário (empréstimo entre os bancos).

 

Décima terceira fase:

O banco credor (que concedeu o empréstimo ao banco que vendeu o imóvel) descobre que os papéis dado em garantia pelo banco devedor (que pegou o empréstimo) são podres.

 

Décima quarta fase:

Os empréstimos são bloqueados pelo banco credor(que concedeu o empréstimo ao banco que vendeu o imóvel)

 

Décima quinta fase:

Trava todo o sistema (Os bancos detentores do dinheiro, não emprestavam mais dinheiro entre si).

 

Décima sexta fase:

Sem crédito(empréstimos bancários) despenca a atividade econômica em diversos países provocando o desemprego, e como consequência a diminuição do consumo das famílias, gerando a recessão.

 

Décima sétima fase:

Os investidores transferem os seus recursos para países emergentes.  

 

Décima oitava fase:

Crise no mercado.

Voltar

Pesquisar no site

© 2010 Todos os direitos reservados.