APOSTILAS CONCEITOS

E AGORA PUTIN ?

23/07/2014 14:24

 Em 17/07/2014 (quinta-feira), o avião comercial Boeing 777 da Malaysia Airlaines que partiu da Holanda com destino a Malásia, encontrava-se a 10 km de altitude da região de Donetsk ao leste da Ucrânia - área controlada por milicianos russos, quando foi abatido por um míssil disparado pelo sistema de defesa Buk-M matando 298 pessoas, sendo 193 de nacionalidade holandesa, um deles com dupla nacionalidade americana; 43 malaios (incluídos os quinze membros da tripulação e dois bebês); 27 australianos; 12 indonésios (entre eles um bebê); 10 britânicos (um deles com dupla nacionalidade sul-africana); 4 alemães; 4 belgas; 3 filipinos; 1 canadense; e 1 neozelandês. O sistema de defesa Buk-M1 e M2 foi desenvolvido em 1972 na União Soviética para interceptar mísseis de cruzeiro, bombas de precisão e aeronaves, conseguindo disparar misseis a até 22 km de altitude. Cada unidade móvel armada contém quatro mísseis equipados com radares próprios, pesando 650 kg cada. O tempo para um sistema Buk-M localizar o alvo é de 22 segundos, e quando um míssil é disparado, pode chegar à velocidade de 4.300km/h, ou seja, a três vezes e meia a velocidade do som. A cápsula dupla de alumínio com cerca de 70 kg de explosivos, quando detonada, desfragmenta-se em milhares de pedaços a uma distância entre 30 m e 100 m do alvo.  Cada estilhaço tem o tamanho de uma moeda, e o poder de impacto dos estilhaços é tão forte, que pode atingir qualquer aeronave em alta velocidade.

O sistema Buk-M é composto de três unidades móveis: um equipado com radar, um com a função de posto de comando, e um armado com lançadores de mísseis. Quando o lançador emite um sinal para uma aeronave em espaço aéreo restrito, espera-se do receptor uma resposta, caso contrário, a aeronave será considerada inimiga. Para que haja um perfeito funcionamento do sistema, a equipe operacional deve ser muito bem treinada e capacitada. A utilização desse sistema sem o posto de comando - o que provavelmente aconteceu, pode ser desastrosa.

 

FUNCIONAMENTO DO SISTEMA BUK-M:

VEÍCULO COM RADAR - O radar 9S18M1 é usado para:

·          Marcar potenciais alvos aéreos.

·          Transmitir a posição e a trajetória da nave inimiga para o veículo de comando.

 

VEÍCULO DE COMANDO – O veículo 9S470M1 (posto de comando) contém:

·                     Um sistema de dados e de controle para os mísseis; e

·                     Computador digital para controle dos disparos, com a função de atribuir o alvo para cada míssil e calcular a posição para impacto;

 

VEÍCULO ARMADO – Veículo 9A310M1S é armado com quatro mísseis guiados por radar.

 

Os veículos do sistema Buk-M foram fotografados em áreas controladas pelos milicianos russos, inclusive na região de Donetsk em que caiu o avião da Malaysia Airlines. 

 

Um áudio obtido pela espionagem da Ucrânia identifica diálogos entre milicianos russos sobre a besteira que fizeram.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Voltar

Pesquisar no site

© 2010 Todos os direitos reservados.