APOSTILAS CONCEITOS

Como construir um equipamento para aquecer a água captando energia solar

02/01/2012 03:36

Corte os tubos na base e desparafuse os suportes de apoio para retirar a parte de trás do refrigerador, que funcionará como coletor de calor.

Não esqueça de remover o gás freon.

Adquira  um tapete de borracha grande o suficiente para anexá-lo sobre a parte de trás da moldura.

Adquira um vidro transparente grande o suficiente para anexá-lo sobre a parte frontal da moldura.

Construa a moldura

Coloque uma folha de celofane para que o coletor absorva  o calor. A tampa de vidro vai manter todo o calor dentro do painel, pois a luz pode passar através do vidro, mas o calor não. Use a fita adesiva no interior para selar todas as fissuras.

Frente

Fundos

Faça entalhes na moldura para a passagem dos tubos de entrada e saída do coletor.

Utilize mangueiras transparentes para as extensões de entrada e saída dos tubos do coletor.

Use as duas mangueiras transparentes maiores em diâmetro, para introduzi-las em cada tubo do coletor. Cada conexão deve ser pressionada com abraçadeiras de pressão.

Nos suportes de apoio que acompanha o coletor use parafusos para fixá-lo.

Por último, coloque o vidro sobre a moldura usando algum tipo de suporte de montagem, vedando-o com fita adesiva. Isto serve para reter a radiação infravermelha do sol no interior do painel, que posteriormente será absorvida pelo coletor.

 

Posicione o painel para cima em um determinado ângulo direcionado para o sol.

  1. Coloque a extremidade da mangueira de entrada em um recipiente de água fria ou na caixa dágua, e verifique se a outra extremidade da mangueira encontra-se posicionada no fundo do recipiente.
  2. Pegue a outra mangueira de sáida e sugue a água fria com algum dispositivo de sucção(bomba manual para retirar gasolina ou com a boca ), pois a água deve circular no coletor.
  3.  O painel deve estar posicionado de modo que, a gravidade faça a sua parte, iniciando o processo de sifonação.
  4.  Faça o teste com um recipiente de 5 litros deixando o painel absorver a luz solar durante algumas horas. O aquecimento será significativo, pois a água não flui rapidamente no coletor em virtude da dimensão dos tubos.
  5. Para dar início ao processo de sifonação, sugue a água quente com algum dispositivo de sucção manual (não sugue com a boca, pois a água estará a uma temperatura aproximada de 70°C).
  6.  Com um pouco de imaginação, faça a sua própria instalação hidráulica.

 

 

Voltar

Pesquisar no site

© 2010 Todos os direitos reservados.