APOSTILAS CONCEITOS

AUTOMÓVEL MOVIDO A AR COMPRIMIDO JÁ É REALIDADE

26/04/2011 00:58

 

 

 

 

 

 

 

Em 2008, o dono da MDI internacional Guy Négre ex-engenheiro da Fórmula 1, garantiu a venda de mais de 1500 veículos em um site brasileiro da empresa. A produção inicial será de 2 a 6 mil carros por ano. Os que estão na fila terão a preferência.

O governo brasileiro não autorizou o desembarque do protótipo no Brasil, por considerar este movimento uma importação, em virtude da MDI não existir ainda no Brasil e não poder comprovar perante o fisco que o automóvel seria para uma simples exibição no Brasil, barreira esta inexistente na Europa. Paul Durand, que representa a central francesa e Isabel Jones a representante da VMA Portugal, lançará a MDI do Brasil S/A, com sede em São Paulo.

A Indústria Francesa MDI (Motor Develompent International) comprou três das sete licenças de fabricação de veículos movidos a ar comprimido, o mesmo grupo está construindo três fábricas em Portugal. A MVA Portugal (Veículos Movidos a Ar) cujo proprietário é o Espanhol Martin Vuezas, comprou também 3 licenças de fabricação para instalação de futuras fábricas em São Paulo, cujo investimento mínimo será de 24 milhões de dólares. A MVA  está a procura de novos sócios, para instalar fábricas no Rio de Janeiro, Porto Alegre, Recife e Brasília, assim como fornecedores de serviços: de postos de abastecimento de tanques de ar; de manutenção e materiais.

A MDI fechou acordo em 2010 com a Tara Motors, a maior fabricante de automóveis da Índia, que estará disponibilizando no mercado os primeiros carros movidos a ar comprimido.

O motor funciona a ar comprimido que é armazenado em um tanque semelhante ao tanque de gás natural com autonomia de 200 km,  podendo ser abastecido em estações de compressores industriais em poucos minutos ao preço de R$3,00, tendo como opção o abastecimento na própria residência, desde que possua um pequeno compressor embutido no veículo para 4 horas de recarga no tanque. O veículo atinge a  velocidade máxima de 110km/h. A carroceria em fibra de vidro garante a leveza do veículo assim como a adaptação do motor de ar comprimido, permitindo que a instalação de todos os equipamentos elétricos sejam comandados por um único fio(tecnologia de multiplexação), por exemplo: o comando do pisca-pisca ou do limpador são identificados por microprocessadores, economizando 22 quilos de fios utilizados em automóveis convencionais.

  

DETALHES DO FUNCIONAMENTO

 

1. A válvula de aquecimento A regula a passagem do ar que vem dos tanques B . Aquecido, o ar se expande e ajuda a aumentar pressão, dando início ao movimento do cilindro menor C .

 

 

2. O cilindro menor desce e gira o virabrequim D , que começa a mover também o cilindro maior E . Enquanto isso, o ar vai sendo injetado nas duas câmaras.

 

 

 

  3. O cilindro menor começa a subir e comprime ainda mais o ar na segunda câmara, o que faz o cilindro maior continuar a descer.

 

 

 

4. Quando o cilindro menor está chegando ao ponto mais alto, o maior sobe rapidamente e expulsa todo o ar pelo escape F , reiniciando o ciclo. No motor de uso híbrido (ar e combustível líquido), o sistema tem a ajuda de queima de um terceiro cilindro G , que fica no alto do cilindro de ar maior.

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